Após a eliminação para o São Paulo nas semifinais da Copa do Brasil, o treinador do Vanderlei Luxemburgo voltou a sofrer pressão para deixar o comando do Corinthians. No entanto, segundo o jornalista Jorge Nicola, a chance de Luxa ser demitido por conta da derrota no Majestoso é nula.
O experiente técnico chegou a conquistar simpatia da torcida alvinegra após atingir uma sequência de 11 partidas sem derrota. No entanto, além do resultado negativo na Copa do Brasil, outros fatores também deixaram a situação do treinador conturbada nos bastidores.
Entre eles, o fato de Luxemburgo dar poucos treinos táticos, algo que teria irritado o elenco do Timão. Além disso, o treinador também teria repercutido de maneira negativa internamente por conta de algumas falas em entrevistas coletivas.
Porém, ainda de acordo com Jorge Nicola, não existe nenhuma chance de Luxemburgo ser demitido antes do confronto contra o Estudiantes, válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Sua saída só passa a ser considerada em caso de eliminação.
O principal motivo para a possível permanência de Luxa até o fim da temporada é o mandato de Duílio Monteiro Alves, atual presidente do clube. Com as eleições acontecendo em novembro, Duílio deixará o cargo de mandatário do Timão em dezembro; por isso, seria difícil encontrar um treinador no mercado que aceite treinar o Corinthians em um contrato de apenas três ou quatro meses.
Além dos desempenhos na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, o Timão também busca se afastar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipe paulista se encontra na 14ª colocação, com 23 pontos.