O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Náutico e Confiança nesta quinta-feira (17). O motivo foi a briga entre torcidas organizadas dos clubes em partida válida pela Série C do campeonato brasileiro.
Os clubes foram punidos com um jogo de portões fechados e um apenas com a presença de mulheres, crianças e pessoas com deficiência (PCDs).
STJD pune clubes da Série C
Em julgamento realizado anteriormente, cada clube havia pegado dois jogos com os portões fechados e pagamento de multa de R$ 10 mil. A multa foi mantida, mas a punição dos jogos foi alterada.
Entretanto, a punição só será aplicada neste ano se os clubes avançarem para a segunda fase da Série C. Isso porque, segundo regulamento da CBF, a pena só pode ser aplicada em um prazo de 10 dias.
Como a última rodada da primeira fase acontece no dia 26 de agosto, antes do prazo, a punição só pode ser aplicada na próxima fase. Caso as duas equipes sejam eliminadas, a pena será transferida para o campeonato nacional de 2024.
A briga entre as principais torcidas organizadas dos clubes aconteceu no dia 12 de junho. O caso precisou de intervenção da Polícia Militar.
“Informo a quem de direito que antes do início da partida houve um conflito entre as torcidas das equipes adversárias, solucionado logo depois pelo aparato da Polícia Militar. Não houve maiores providências e a segurança foi reestabelecida prontamente para a partida transcorrer sem problemas”, escreveu o árbitro da súmula do jogo.
Ambas as equipes jogaram fora de casa na 18ª rodada (penúltima da primeira fase) da Série C do campeonato brasileiro. O Confiança visita o Botafogo-PB no sábado (19), às 16h (horário de Brasília) e, no mesmo dia e horário, o Náutico encara o Brusque.