Nesta quinta-feira (17), a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou o banimento do francês Alexis Musialek do tênis. O jogador de 35 anos pegou a pena máxima de suspensão após serem descobertas 39 violações do Programa Anticorrupção do Tênis (TACP).
Musialek chegou a figurar no 255º lugar do ranking em 2015. Apesar de ter negado todas as acusações, o oficial independente de audiência anticorrupção (AHO) Raj Parker determinou que Alexis esteve envolvido na manipulação de nove partidas entre 2016 e 2018.
O francês teria planejado e manipulado o resultado de diversas partidas em que esteve em quadra. Em troca, recebeu dinheiro, benefício ou algum tipo de consideração. A descoberta do caso faz parte de uma série de investigações realizadas pelo ITIA. Diversos outros jogadores de tênis foram indiciados pelo envolvimento, e o líder do esquema foi preso.
Com a determinação, Musialek fica sujeito a uma proibição permanente de participar em jogos, treinamentos ou eventos de tênis autorizados ou sancionados pelos organismos reguladores do esporte. Além disso, foi aplicada uma multa de $50 mil dólares. A penalidade entra em vigor a partir de 5 de agosto de 2023.
A ITIA é uma entidade autônoma estabelecida pelas instâncias internacionais de governança do tênis, com o objetivo de promover, incentivar, aprimorar e resguardar a integridade do cenário profissional do tênis em âmbito global.