Lionel Messi pode vir a enfrentar equipes brasileiras no futuro. De acordo com a TV argentina “TyC Sports”, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, acionou a federação argentina (AFA) para convidar o Inter Miami, equipe do renomado jogador mundial, a participar de um torneio na América do Sul.
A informação veiculada pela emissora argentina indica que o líder da Conmebol está em Miami para um encontro com Jorge Mas, um dos proprietários do Inter Miami. A motivação por trás dessa ação da federação sul-americana é trazer times dos Estados Unidos, e possivelmente também do Canadá e México, para competirem em uma competição conjunta com os times sul-americanos.
A proposta visa estabelecer um campeonato entre equipes da América do Sul, América do Norte e América Central. Os dirigentes estão explorando opções e ajustes nos calendários dos países envolvidos.
Como seria a classificatória?
A Copa das Ligas, torneio no qual o Inter Miami está na final contra o Nashville, poderia ser considerada uma fase classificatória para essa nova competição, porém, nenhum detalhe foi confirmado até o momento.
Atualmente, os times brasileiros ainda na Libertadores seriam Internacional, Palmeiras e Fluminense. São esses os times que poderiam enfrentar Lionel Messi, caso o torneio se concretize. Atuando no Barcelona desde a categoria sub-15, Lionel Messi encerrou sua trajetória no futebol europeu neste ano, o que pode ter incentivado o presidente da Conmebol a aproximá-lo do contexto sul-americano.
Times mexicanos participaram da Libertadores entre 1998 e 2016, com três deles chegando à final, mas sem conseguir a vitória: o Cruz Azul em 2001, o Chivas em 2010 e o Tigres em 2015. Em 2016, a alteração no calendário da Libertadores, com a final realizada no final do ano, acabou impossibilitando a participação das equipes mexicanas.