Craque histórico do Barcelona é anunciado como diretor do clube

Em uma movimentação que há tempos vinha sendo especulada, o FC Barcelona oficializou Deco como seu novo diretor esportivo. O ex-jogador já estava atuando na organização esportiva do time, mas seu anúncio oficial ocorreu somente hoje, 16 de Agosto de 2023.

O time catalão confirmou a notícia que já era praticamente unanimidade. Deco possui contrato para as próximas três temporadas e assumirá pleno comando na área esportiva do time, incluindo a montagem do elenco – setor em que já vinha trabalhando. Sua apresentação será em setembro.

Jordi Cruyff que anteriormente ocupava o cargo, optou por não renovar seu contrato com o clube catalão para se concentrar em projetos pessoais. Com a posição vaga, Deco foi rapidamente convocado por Laporta, presidente do clube, para assumir o posto de diretor esportivo.

Quais serão as responsabilidades de Deco no Barça?

O agora diretor esportivo do Blaugrana desempenhará um papel determinante em todas as movimentações do elenco. Deco, que conta com total confiança do presidente, decidirá sobre contratações, vendas e empréstimos, com base em critérios esportivos e após consultar o técnico Xavi Hernández.

Anteriormente, o português já havia sido uma peça-chave na manutenção de jogadores no elenco, como Raphinha, de quem era agente até alguns meses atrás. Para evitar conflitos de interesse com seu novo cargo, Deco decidiu encerrar as atividades de sua empresa.

Comunicado Oficial do Barcelona

O FC Barcelona anunciou que chegou a um acordo com Anderson Luis de Souza, o Deco, para sua incorporação ao clube. Deco, que foi jogador da equipe principal entre 2004 e 2008, assina o contrato como diretor esportivo para as próximas três temporadas. Ele será responsável por definir a filosofia esportiva do FC Barcelona e montar o elenco ao lado do treinador e da comissão técnica, tornando-se o responsável máximo pela seção de futebol do clube.

Este anúncio está alinhado com o comunicado emitido em 2 de maio, quando o presidente e o diretor da Área de Futebol, Mateu Alemany, concordaram em encerrar suas responsabilidades após a janela de transferências, que termina em 2 de setembro. Deco e Alemany trabalharão juntos até o final do mercado de verão.