Walter, ex-jogador de Goiás, Inter, Fluminense e Athletico foi recentemente contratado pelo São Borja, time da terceira divisão gaúcha. O atacante sempre enfrentou desafios para manter o peso ideal, vindo recentemente à tona a série “Emagrece Walter”, onde ele teria de encarar o desafio de emagrecer, acompanhado pelo jornalista Duda Garbi.
Nesse período de 1 mês, o atacante foi bem-sucedido, conseguindo perder 11 kg e recebendo R$ 11 mil como recompensa por sua dedicação. Porém, como seria caso Walter tivesse que lutar no UFC? Em qual categoria de peso o centroavante poderia atuar? Conseguiria bater de frente com Anderson Silva, José Aldo e Jon Jones? Entenda a situação.
Anteriormente ao processo de emagrecimento sugerido na série, Walter pesava 122 quilos. O que significaria que o atacante não poderia lutar sequer na categoria máxima permitida pelo UFC (Ultimate Fighting Championship). Visto que a categoria de peso Super-Pesado, a partir de 120,7 quilos, não sequer existe na principal organização do mundo de MMA do planeta.
Caso se inscrevesse para batalhar na categoria abaixo, cujo limite máximo são os mesmos 120,7 quilos, Walter não poderia ultrapassar essa barreira de peso. Portanto, com seus 122 quilos anteriores, não seria permitido em lutar ou seria multado em 30% de seu salário para a luta.
Onde Walter se encaixaria?
No entanto, após o emagrecimento, Walter se encaixaria perfeitamente na categoria dos pesos-pesados, cujo o peso-médio dos atletas varia em torno de 110 quilos, tendo o mesmo batido 111 quilos na série. Essa categoria dos “gigantes” ocupa o intervalo entre 93 quilos e 120 quilos. Sendo conhecida por nomes como Fabrício Werdum, Junior Cigano, Rodrigo Minotauro e atualmente o campeão mundial Jon Jones.
Porém haveria uma desvantagem de tamanho, visto o jogador possuir 1,78m, enquanto seus adversários que lutam no peso-pesado possuem geralmente mais de 1,90, com porte mais atlético. Vale ressaltar que Mark Hunt, famoso lutador que trabalhou por anos no UFC, possuí a mesma altura de Walter: 1,78 metros.
Estipulasse, entretanto, que com sua envergadura, a categoria ideal para Walter seria a dos leves (70 quilos), cujo atual campeão no UFC é o russo Islam Makachev, ou pesos meio-médios, que possui Leon Edwards, inglês, como detentor do título. Podendo, quem sabe, enfrentar o ex-campeão dos leves Charles “do Bronx” Oliveira.