Uma das decisões mais acirradas da história da Fórmula 1 é sem dúvida a temporada de 2008. Para nós brasileiros essa batalha não trás boas recordações, afinal de contas Lewis Hamilton (McLaren) conquistou seu primeiro título mundial em pleno Brasil, tirando de Felipe Massa (Ferrari) o caneco.
Sem dúvida a principal polêmica daquela temporada aconteceu em Singapura, na 15ª etapa do ano, quando Nelsinho Piquet (Renault) propositalmente bateu seu carro contra o muro. Esse fato acabou influenciando diretamente a disputa daquele campeonato mundial em que Felipe Massa acabou com o vice-campeonato.
Em entrevista ao canal de Galvão Bueno no youtube, Felipe falou sobre Piquet. “Eu não tenho relação com o Nelsinho, não por isso, eu não gosto nem de ficar falando, mas ele é um cara muito estranho. Todas as corridas de kart que a gente fez, desafio das estrelas, era um evento animal, vinham todos os pilotos de fora correr, o Schumacher… O Nelsinho tava sempre separado, no canto dele, o jeito dele eu nunca fui com a onda”
Felipe Massa foi alertado sobre a falcatrua
O GP de Singapura estava pela primeira vez no calendário da Fórmula 1, Massa estava liderando a corrida. No entanto, a direção da prova teve que acionar o safety-car devido a batida causada por Nelsinho. Fernando Alonso (Renault), companheiro de equipe de Piquet, tomou a dianteira da prova ao fazer sua primeira parada nos boxes, na volta 12, duas voltas antes do incidente.
Com a intervenção do safety car, Felipe Massa (Ferrari), Lewis Hamilton (McLaren) e Kimi Räikkönen (Ferrari), que ocupavam as posições de segundo e terceiro lugares, aproveitaram para realizar suas paradas nos boxes. No entanto, um enorme azar aconteceu com Felipe devido à mangueira de reabastecimento que acabou ficando presa em seu carro.
Essa situação desfavorável custou a Massa mais de 2 minutos no pit-lane e as chances de vitória foram por água abaixo. No fim da prova, o brasileiro ainda foi alertado pelo ex-chefe da Ferrari, Jean Todt, de que aquilo não era normal.
“Acabou a corrida e o Jean Todt falou que foi sacanagem, que fizeram por querer o acidente. Ele falou e eu não acreditei ‘lógico que não fizeram, mas não tem a menor chance’. O Stefano (Domenicali) também estava falando que não. Ele continuou dizendo que tinha certeza”
Nelsinho acabou negando tudo para Felipe Massa
Mas o pior viria no ano seguinte, quando Massa ficou a cara a cara com o compatriota e perguntou sobre o fato. Nelsinho Piquet acabou dando uma resposta completamente diferente do que depois ficou provado.
“No começo de 2009, era tipo fevereiro e a gente organizou um dia para andar de kart numa pista de Lonato, na Itália. Foram vários pilotos, o Schumacher foi, o Nelsinho foi e estava no avião indo com ele e perguntei: ‘aquele negócio que aconteceu em Singapura, teve alguma sacanagem e tal?’ e ele falou ‘lógico que não, tá doido’ e fez uma cara que eu comecei achar que teve”
No fim daquela temporada, Lewis Hamilton faturou o título por apenas um ponto sobre o brasileiro. O britânico alcançou o primeiro de seus sete títulos na categoria com 98 pontos, contra 97 de Massa. Aliás, Felipe vencia o mundial após cruzar a linha de chegada em Interlagos, mas uma ultrapassagem de Hamilton sobre Timo Glock (Toyota) garantiu a taça ao piloto da McLaren, os pontos perdidos em Singapura acabaram fazendo falta.