O Vasco surpreendeu a todos ao anunciar a contratação do meio-campista Dimitri Payet, o primeiro francês a fazer parte da equipe carioca. Aos 36 anos, Payet chega ao Rio de Janeiro com um histórico de conquistas pelo Olympique de Marselha, além da importante participação na Eurocopa de 2016 como um dos destaques da seleção francesa vice-campeã.
Mesmo diante de uma vasta história recheada de grandes talentos, o Vasco nunca havia contado com a presença de um jogador francês em seu time até então. O clube já acolheu europeus renomados com passagens por São Januário, que, juntamente com Payet, formam um seleto time de oito jogadores que cruzaram o Atlântico para vestir a camisa do Cruzmaltino.
Entre os europeus que já passaram pelo Vasco, destacam-se nomes como o português Adão Antonio Brandão, autor do primeiro gol oficial da história do clube em 1916; do sérvio Dejan Petković, que defendeu ainda Flamengo e Fluminense; e Luís Gonzaga Lebrego, mais conhecido como Quarenta, o talentoso português que marcou época na década de 1930.
Como Payet se encaixará no Vasco?
A este grupo de nomes decisivos, junta-se agora Dimitri Payet. Com a experiência de quem já deixou sua marca em competições como a Eurocopa e a Liga Francesa, o meia desperta grande expectativa entre os torcedores vascaínos, que sonham em ver seu talento traduzido em gols e assistências.
A confirmação de sua contratação veio nesta semana e a expectativa é que Payet seja apresentado à torcida cruzmaltina no decorrer dos próximos dias, em um grande festa programada para receber o tão aguardado camisa 10.
Para Payet, além do desafio dentro de campo, haverá ainda a importante missão, a de consolidar o Vasco da Gama como um destino atraente para jogadores europeus. Isto, certamente, abriria portas para futuras contratações de atletas do Velho Continente, contribuindo assim para o fortalecimento do futebol brasileiro como um todo.