O Nacional-AM, time que disputa a Série D, foi alvo de críticas após publicar uma foto onde o elenco simula um velório. A equipe enfrenta o Bahia de Feira, do atacante Deon, que morreu na última semana após um treinamento.
O time amazonense publicou a foto no último domingo (13) e logo na sequência deletou. “Reconhecimento feito e preparação encerrada! O treinamento deste domingo foi no palco da partida de amanhã, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA)“, dizia na legenda.
Na foto, um dos jogadores aparece deitado como se estivesse em um caixão. Ao seu lado, outros fazem uma simulação de oração, enquanto alguns apenas sorriem para o fotógrafo.
Após grande repercussão negativa, o Nacional emitiu uma nota onde afirma que a foto não tem ligação com a morte de Deon. O clube admitiu que “a postagem não foi adequada, mas que não foi intencional”, porém que brincadeiras assim são comuns dentro do elenco.
Confira a nota na íntegra:
“O Nacional Futebol Clube esclarece que a foto postada anteriormente acerca do tradicional “rachão” de pré-jogo não teve intenção alguma de atrelar a morte recente do atleta Deon, do Bahia de Feira. A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto, são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol. Jamais iríamos compactuar com algo “de brincadeira” como tem sido atrelada a postagem. Temos total responsabilidade ao futebol e a situação, inclusive abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto. Respeitosamente nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e nossa torcida. O Nacional é um clube centenário que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada, mas não foi intencional“, disse o clube amazonense.
Por fim, a Federação Bahiana de Futebol também publicou uma nota onde lamenta o fato. Segundo a entidade, mesmo que não tenha sido intencional, houve falta de empatia e que não isenta o ato de desrespeito à família do atleta.
“A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube, adversário do Bahia de Feira nas oitavas de final da Série D do Brasileirão, neste domingo (13), em uma rede social. Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos. O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol“, comunicou a entidade.
A CBF, que organiza a Série D do Brasileirão, ainda não se manifestou sobre o caso. Muitos torcedores pediram a exclusão do Nacional do torneio após a publicação.