Roque Junior tira o escorpião do bolso e decide comprar vários times ao redor do mundo

O interesse de investidores estrangeiros no mercado de times brasileiros está em alta, impulsionado pelo potencial de crescimento. No entanto, a consultoria de futebol brasileira “Convocados” optou por uma abordagem diferente: colaborar com fundos para adquirir times na Europa e implementar métodos de gestão brasileiros.

Os membros da Convocados, entre eles o renomado economista César Grafietti, especialista em finanças de clubes, o experiente profissional de marketing esportivo Rafael Plastina, além do ex-jogador Roque Junior, possuem ampla experiência no setor. Mas afinal, qual é a motivação por trás dessa estratégia distinta?

“A organização de ligas, mercado de compra e venda de clubes mais óbvio. O Brasil tem um mercado desregulado, há legislação de SAF, confusão entre clubes, isso faz com que não tenha um preço de tabela de clube. Hoje, se o Textor quiser vender o Botafogo não sabe por quanto venderia. A possibilidade de revenda dá segurança ao investimento”, contou Grafietti.

Após uma análise abrangente das variadas oportunidades de investimento no Brasil para fundos internacionais, a decisão foi tomada em prol da Europa. A implementação do plano pela Convocados já resultou na angariação de 5 milhões de euros pelo fundo Blue Crow, localizado em Portugal. A primeira equipe adquirida foi o Anadia, competindo na terceira divisão do país.

A partir desse ponto, a consultoria assumiu a administração do clube, destinando 200 mil euros para sanar dívidas, além de recrutar jogadores e um treinador. Essas ações culminaram na evitação do rebaixamento da equipe, consagrando o êxito da transação. Segundo a avaliação corrente da consultoria, o valor estimado do clube é aproximadamente 1,5 milhões de euros.