Durante toda a temporada 2023/24 e parte da temporada 2024/25, o Barcelona encontrará uma morada temporária. Com o Camp Nou passando por reformas, o time catalão mandará suas partidas no Estádio Olímpico Lluís Companys, conhecido como Montjuïc, um local centenário situado nas proximidades de sua casa oficial.
As obras no Camp Nou foram iniciadas no começo deste ano e a previsão é que sejam concluídas em novembro de 2024. O projeto do “Novo Camp Nou” inclui o aumento da capacidade máxima de 99.000 para 110.000 espectadores, além da modernização de diversas áreas do estádio. Novos camarotes serão construídos e um placar eletrônico 360º será instalado.
As renovações abrangem todo o complexo esportivo do clube na área, que será chamado de “Espai Barça”. Dessa forma, a equipe dirigida por Xavi Hernández disputará seus jogos da temporada no Estádio Olímpico de Montjuïc.
Veja o histórico
O Estádio Olímpico de Montjuïc foi construído em 1927 e é de propriedade da Prefeitura de Barcelona. Situado na região sudoeste, o estádio está relativamente próximo ao Camp Nou (apenas 7 km de distância), minimizando os inconvenientes para os torcedores blaugranas.
A diretoria do Barcelona divulgou que o clube investirá cerca de 20 milhões de euros (aproximadamente 100 milhões de reais) no estádio para reparos e adaptações. O estádio é familiar ao Barça, uma vez que já foi utilizado por seu rival regional, o Espanyol, de 1997 a 2009. Sua capacidade é de 56.000 pessoas, quase metade da capacidade máxima do Camp Nou.
O estádio já foi palco de diversos eventos importantes, incluindo nove finais da Copa do Rei entre as décadas de 1930 e 1950, sendo a mais recente em 2004. A seleção espanhola também disputou oito amistosos no estádio. Além disso, foi o palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 1992, abrigando jogos de rugby, boxe e atletismo.