A Argentina acabou tomando uma atitude drástica recentemente e agora quer prender torcedores brasileiros que fizerem isso. A rivalidade entre os dois países é grande, o que faz com que as provocações escalonem bastante em tempos de duelos entre equipes ‘hermanas’ e ‘brazucas’, mas as vezes esse tipo de ação acaba tomando proporções complicadas.
Os duelos das competições continentais, da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana chegaram em estágios decisivos, com times sendo eliminados nesta semana, inclusive, com muitos duelos entre brasileiros e argentinos. No entanto, uma prática das torcidas visitantes acabaram incomodando bastante as autoridades do país vizinho recentemente.
De acordo com informações do ge, a Agência de Prevenção da Violência no Esporte (APREVIDE) de Buenos Aires, na Argentina, anunciou que vai prender aqueles torcedores que forem flagrados rasgando notas da moeda local. Isso vem sendo uma prática comum de provocação entre os torcedores brasileiros que visitam o país vizinho.
Argentina quer prender torcedores estrangeiros que fizerem isso
O anúncio foi feito pelo titular do órgão, Eduardo Aparicio, que alega que os atos vem causando violência nos estádios, o que infringiria os artigos 10 e 14 da Lei 11.929, que pretende punir “quem ocasional ou sistematicamente causar perturbação, incitar à luta, insultar ou ameaçar terceiros, ou por qualquer forma prejudicar o normal desenvolvimento de uma manifestação desportiva”, diz o texto.
O artigo 14 da da Lei 11.929 acabou estabelecendo a pena de “cinco (5) a vinte (20) dias de prisão e/ou proibição de comparecimento de três (3) a dez (10) datas, ao participante, organizador, protagonista e qualquer outra pessoa que com suas expressões, gestos ou provocações venha a causar perturbações à ordem pública”, diz a lei argentina.