O Deportivo Pereira-COL é a grande surpresa da Libertadores em 2023. A equipe do interior da Colômbia eliminou o Independiente Del Valle na última quarta-feira (9) e está nas quartas de final da Libertadores.
O clube nunca havia disputado o torneio continental e quase foi à falência há quatros anos.
Sensação da Libertadores
Fundado em 1944, o Deportivo Pereira é um modesto clube da cidade de Pereira, no interior da Colômbia. A equipe nunca foi protagonista na elite do futebol colombiano, mas se manteve na primeira divisão ao longo de sua história.
Entretanto, esse cenário e estabilidade mudou em 2011. A equipe ficou nove temporadas na 2ª divisão, saindo do calvário apenas em 2019.
Além disso, o clube esteve próximo de decretar falência há quatros anos, em função do acúmulo de dívidas. Com uma gestão competente e estruturada, o Deportivo Pereira conseguiu sair dessa situação delicada para marcar a história do futebol do país.
Em dezembro de 2022, o clube conquistou seu primeiro título nacional. O Deportivo venceu o Independiente Medellín nos pênaltis e, além do troféu, garantiu uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.
A equipe caiu no grupo F, junto de Boca Juniors-ARG, Colo-Colo-CHI e Monagas-VEN, e mais uma vez fez história. Deixou pelo caminho os chilenos e venezuelanos e passou em 2ª lugar da chave para o mata-mata.
Nas oitavas, uma vitória por um a zero em casa no jogo de ida e um empate por um a um na volta garantiram o Deportivo Pereira nas quartas de final. Agora, a equipe colombiana enfrenta o favorito Palmeiras, que despachou o Atlético Mineiro.
Por ter feito uma campanha melhor na fase de grupos, o Verdão decide a vaga em casa. Os jogos estão marcados para os dias 23 e 30 de agosto.