Em uma reviravolta notável para as carreiras de jovens futebolistas, Melvin Ukpeigbe, considerado uma das estrelas da academia do Real Madrid, conhecida como La Fábrica, decidiu se juntar ao Bayer Leverkusen, na Bundesliga alemã. Este desvio de rota vem como mais um exemplo da movimentação cada vez mais frequente entre a cantera madridista e os clubes da principal liga alemã.
Ukpeigbe, nascido em 2007 e já presente na seleção espanhola Sub-16, vinha expressando a intenção de deixar o clube madrileno desde maio último. Após a extensão de seu contrato com o Madrid por mais três anos, o defensor está agora de malas prontas para seguir para a Alemanha em um acordo de empréstimo de um ano.
Por que Melvin Ukpeigbe escolheu o Bayer Leverkusen?
Porém, o jovem jogador não era o único nome em destaques nas negociações. Ao lado dele, outras promessas também fizeram o caminho contrário nos últimos anos. Iker Bravo, de 18 anos, por exemplo, começou sua segunda temporada no Castilla cedido pelo Bayer Leverkusen para a campanha 2021-22. Enrique Herrero, também de 18 anos, abandonou o Eintracht Frankfurt para ingressar na equipe do Real Madrid.
Revela-se aqui uma curiosidade: Melvin não viajou com o elenco do Juvenil B para o Internacional Youth Championship 2023 em Bali, não por recusar-se a viajar, como foi erroneamente divulgado. Segundo fontes do Real Madrid, o acordo para sua transferência para Leverkusen foi fechado na quinta-feira, um dia antes da viagem, por isso foi desconvocado da missão.
Uma rota familiar para os jogadores do Real Madrid?
O tráfego entre a academia do Real Madrid e os clubes da Bundesliga tem sido muito comum nos últimos anos. Da mesma forma que Melvin agora, Dani Carvajal e Joselu trilharam o caminho para a Alemanha há uma década.
Atualmente, sem Melvin, a equipe está concorrendo ao International Youth Championship 2023 em Bali, onde venceu seus jogos, 5-3 contra o Kashima Antlers do Japão e 3-1 contra o Bhayangkara indonésio. O próximo desafio é contra o Barcelona, em um miniclássico no outro lado do planeta.
Por fim, em outro movimento no elenco do Real Madrid, Hugo Humanes, de 16 anos, que também deveria ter estado no Juvenil B, expressou o desejo de deixar o clube. Neste caso, o Madrid chegou a um acordo para sua transferência para o Inter de Milão.