Ele saiu da várzea pra virar Rei em liga Sul-Americana

Pablo Erustes, atacante do Deportivo Municipal, do Peru, possui 29 anos. Na atual temporada, ele acumula cinco gols em 15 partidas jogadas com a equipe de Lima, e recentemente foi premiado como o melhor jogador do mês de junho no Campeonato Peruano.

À primeira vista, seu nome e histórico podem não se destacar. No entanto, aqueles que examinam mais detalhadamente a trajetória desse jogador passam a admirar seus recentes feitos com surpresa e respeito.

A razão é que, até completar 28 anos, ou seja, até pouco mais de um ano atrás, Erustes nunca havia jogado futebol em nível profissional. Nasceu ao norte de Buenos Aires e cresceu como torcedor do Racing. Desde jovem, teve contato constante com a bola, passando grande parte de sua infância jogando em quadras e campos, incentivado por sua mãe.

Trabalhou até na fábrica

Afastado do circuito profissional, Erustes trabalhou em empresas de logística, lidando com peças automotivas e roupas. “Era um trabalho bastante operacional”, relembra.

Erustes chegou ao Club Atlético Perú de Escobar, na província de Buenos Aires. Naquele momento, ele não tinha ideia de que a partir dali sua carreira o levaria a um outro Peru. Ele marcou 28 gols em 23 jogos na liga regional em 2022, um desempenho que chamou a atenção do futebol profissional do Peru novamente.

O argentino assinou contrato com o Deportivo Municipal, da primeira divisão do país Até o momento, ele já marcou cinco gols no campeonato peruano, o que equivale a um gol a cada 146 minutos em campo.

Essa é uma conquista admirável para alguém que, não muito tempo atrás, trabalhava como operário em empresas de logística e buscava alguns pesos nos campos irregulares das ligas amadoras do interior argentino.