Durante os Jogos Mundiais Universitários, sediados na China, mais um caso de nepotismo veio à tona, desta vez relacionado ao Brasil. Após a polêmica envolvendo a corredora somali que registrou a pior marca da história nos 100 metros, no domingo passado, dia 6, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU),
Luciano Cabral, foi acusado de favorecer seu próprio filho, Leandro Cabral, ao permitir sua participação no torneio de tênis, mesmo sem passar por processo seletivo. A CBDU, contatada pelo Estadão, optou por não emitir um posicionamento sobre o assunto. Antonin Scaff Haddad, ex-atleta universitário e treinador de tênis, fez a denúncia e gravou um vídeo explicando toda a situação:
“Essas situações prejudicam atletas que conquistaram seu lugar com mérito, tirando a oportunidade de outros que merecem estar lá. Eles selecionam dirigentes ou até mesmo tomam decisões assim, de oferecer vagas a parentes.”
“No caso de Leandro Cabral, ele não constava na lista oficial de convocados da CBDU para os Jogos Mundiais, e honestamente, poucas pessoas que conheço sabiam que ele jogava tênis. Achei que ele aparecia em um vídeo e fui verificar. O nome estava na lista dos atletas que competiriam na China. Isso é revoltante”
O que isso representa?
Os Jogos Mundiais Universitários representam o segundo maior evento esportivo global, sendo superados somente pelos Jogos Olímpicos de Verão, contando com a participação de mais de 150 países. O Brasil enviou representantes em 11 das 18 modalidades na edição de 2023.
De acordo com Haddad, que participou dos Jogos Mundiais Universitários em 2017, a inclusão de Leandro Cabral é, no mínimo, questionável. Antes da edição de 2023 na China, a CBDU havia comunicado que somente o campeão do torneio classificatório de tênis garantiria vaga na competição, o que não se concretizou conforme o esperado, conforme suas afirmações.
Durante os confrontos realizados na China, as disparidades no desempenho de Leandro Cabral em relação aos demais tenistas só contribuíram para o vexame. Nos três jogos em que participou, Leandro sofreu derrotas em todos eles, não conseguindo conquistar sequer um game, e em uma das partidas, o desfecho ocorreu em menos de 30 minutos.