Esse jogo teve o MENOR público da história do Brasileirão

Por outro lado, em uma nota menos animadora, o recorde de menor público na história do campeonato, excluindo partidas realizadas com portões fechados, foi estabelecido em um momento de relevância.

Durante o quadrangular semifinal do Brasileirão de 1997, quando Juventude e Portuguesa se enfrentaram na última rodada sem chances de avançar para a final, um cenário único se desenrolou. O estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), não atendia aos requisitos mínimos para sediar um jogo da fase semifinal.

Portanto, o jogo foi transferido para o Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Distantes de seus torcedores e com pouca importância para o desfecho do torneio, o confronto viu o Juventude derrotar a Portuguesa por 2 a 1, com uma audiência extremamente reduzida de apenas 55 espectadores.

E o maior público??

De acordo com os registros oficiais da Confederação Brasileira de Futebol, o estádio de maior capacidade de público no Brasil atualmente é o Maracanã, localizado no Rio de Janeiro. Comportando até 78.838 torcedores, o Maracanã assume essa posição. Notavelmente, esse número representa um pouco mais da metade do maior público já registrado na história do Campeonato Brasileiro.

Esse marco foi estabelecido durante a final de 1983, quando o Maracanã testemunhou a presença de 155.523 torcedores, todos ansiosos para testemunhar a vitória por 3 a 0 do Flamengo sobre o Santos, culminando em sua conquista do tricampeonato.

Em 1980, durante sua primeira vitória no campeonato, o Flamengo também deixou uma marca significativa ao estabelecer a maior média de público da história do torneio. A média impressionante de 66.507 torcedores por jogo foi uma demonstração do fervoroso apoio à equipe.

Curiosamente, todos os 13 maiores públicos já registrados na história do Campeonato Brasileiro ocorreram no Maracanã. Além disso, a lista dos 24 maiores públicos inclui cinco jogos adicionais realizados no maior estádio do país. Quatro desses jogos ocorreram no Morumbi, em São Paulo, enquanto o Mineirão, em Belo Horizonte, e a Fonte Nova, em Salvador, também hospedaram um jogo cada.