O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu João Martins, auxiliar técnico de Abel Ferreira no Palmeiras, com três jogos de suspensão. O julgamento aconteceu nesta segunda-feira (7).
O auxiliar foi punido por falar que “é ruim para o sistema o Palmeiras vencer o Brasileirão duas vezes seguidas”.
Auxiliar do Palmeiras suspenso
O episódio aconteceu após a partida contra o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Brasileirão. João estava comandando a equipe alviverde no lugar de Abel Ferreira, que cumpria suspensão.
A partida foi marcada por alguns lances polêmicos de arbitragem, o que incomodou o auxiliar, que declarou sua insatisfação após o jogo. A partida terminou empatada em dois a dois.
João foi julgado com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo prevê punição por “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”.
Além dessa declaração, o auxiliar citou a Europa para criticar o trabalho da CBF com relação à arbitragem. A entidade máxima do futebol brasileiro rebateu acusando João de xenofobia e pedindo “para que ele revele qual seria o esquema ou o sistema no futebol brasileiro que não permite que o melhor vença”.
Diante da decisão do STJD, o auxiliar não poderá ficar no banco de reservas durante as partidas contra Cruzeiro (casa), Cuiabá (fora) e Vasco (casa).
O Palmeiras entra em campo na próxima quarta-feira (9) para enfrentar o Atlético Mineiro pelo duelo de volta das oitavas de final da Libertadores. A partida será disputada no Allianz Parque, às 21:30h (horário de Brasília).