Inaceitável: Jogador sofre racismo em partida do Brasileirão

Neste domingo (6), o duelo entre Operário-PR e São Bernardo, válido pela Série C do Brasileirão, ficou marcado por um caso lamentável de racismo. O lateral Jeferson, do time paulista, denunciou à arbitragem que estava sendo chamado de “macaco” por um torcedor do time paranaense.

O episódio teria acontecido logo no fim da partida, aos 49 minutos da segunda etapa. Por conta do incidente, a partida ficou parada por onze minutos. Após o jogo, o comandante da operação do jogo, o Tenente Dambros, confirmou a denúncia e disse que Jeferson abriu um boletim de ocorrência.

“O jogador procurou a equipe de campo e informou que teria sido vítima de injúria racial. Teriam chamado ele de “macaco” no momento do escanteio, próximo ao setor três e quatro do Estádio Germano Krüger. Foi conversado com ele e acertado que, após o término do jogo, seria lavrado o boletim de ocorrência. Estamos ainda tentando identificar esse espectador através das câmeras”, disse o Tenente.

Em nota, o Operário já afirmou que irá contribuir com as autoridades e colocar as imagens de câmeras a disposição para tentar identificar o torcedor responsável pelo crime. O episódio causou uma grande confusão em campo, com atletas do São Bernardo saindo irritados do gramados. O jogo terminou no placar de 0 a 0.

Confira a nota divulgada pelo Operário-PR:

O Operário Ferroviário Esporte Clube vem a público repudiar todo e qualquer ato de injúria racial e discriminação. Somos um clube que preza pelo espaço e respeito a todos e, mais uma vez, reforçamos o compromisso de investigar o ocorrido a fim de responsabilizar eventuais contraventores. Se confirmada qualquer situação atípica, a diretoria irá tomar as devidas providências.

O estádio Germano Krüger dispõe de câmeras em toda a sua estrutura e o clube já analisa as imagens captadas durante a partida, bem como, colocou as imagens à disposição das autoridades competentes, do atleta da equipe do São Bernardo e do delegado da partida.

O caso já está sob cuidados da Polícia Militar e não mediremos esforços para apurar os fatos com retidão, transparência e rigor.

Confira nota divulgada pelo São Bernardo:

Na partida contra o Operário Ferroviário realizada neste domingo, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, nosso atleta Jeferson precisou pedir paralisação da partida em função de xingamentos e ofensas racistas.

O São Bernardo FC repudia qualquer tipo de preconceito e espera que medidas sejam tomadas.O racismo é crime grave segundo as leis brasileiras e é um ato condenável sobre todos os aspectos.

O atleta está fazendo um Boletim de Ocorrência no estádio e o clube já solicitou as imagens para buscar e identificar o autor da lamentável atitude. Esperamos que isso seja combatido e que não exista em qualquer âmbito da nossa sociedade.