O futebol brasileiro vem crescendo muito nos últimos anos e hoje, cada vez mais grandes jogadores chegam ao Brasil e os elencos do Nordeste também vem ganhando protagonismo no país. Veja a lista de clubes nordestinos com os atletas mais caros entre a Série A e a B:
1º Bahia – 59,65 milhões de euros
2º Fortaleza – 39,05 milhões de euros
3º Ceará – 24,35 milhões de euros
4º Sport – 16,15 milhões de euros
5º Vitória – 11,56 milhões de euros
6º CRB – 10,25 milhões de euros
7º ABC – 6,05 milhões de euros
8º Sampaio Corrêa – 5,08 milhões de euros
O Bahia ganhou mais poder de fogo no mercado após a transformação do clube em Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O clube fez grandes contratações como o lateral direito Gilberto, do Benfica e o atacante Kayke do Manchester City.
O Fortaleza é o clube nordestino com mais destaque no cenário nacional, estando na Libertadores da América e se colocando como protagonista do futebol brasileiro. Com Rogério Ceni e Vojvoda, o time cearense alçou protagonismo nunca tido antes em sua história.
Outro destaque entre so clubes nordestinos nesta temporada é o Vitória, que é líder da Série B e vem de uma recuperação incrível, vindo da Série C. O Rubro Negro baiano já chegou a disputar a primeira divisão por muitos anos, quase conquistando vagas na Libertadores da América.
O Sport também é um dos clube com mais destaque no futebol brasileiro e hoje é vice-líder da Série B, atrás do Vitória. O Rubro Negro pernambucano tem tido um certo protagonismo no Brasil, mas na temporada passada não conseguiu manter o nível e acabou rebaixado.