O Napoli, que foi o time sensação do campeonato italiano e também chegou longe na Champions League teve um período muito conturbado na sua história. A equipe de Nápoles desde a época de Maradona e Careca não vencia a Série A e a Justiça chegou a declarar falência do clube em 2004 por conta de uma dívida gigantesca.
A salvação do Napoli veio graças ao produtor de cinema Aurelio de Laurentiis que entrou em ação e refundou o Napoli, agora pelo nome de Napoli Soccer na Série C, em 2005. Em 2006, ano em que conseguiu acesso à primeira divisão, o clube voltou ao nome de Società Sportiva Calcio Napoli.
A luta pelo crescimento foi bem rápida e já em 2011 o Napoli voltou para as competições internacionais na Liga dos Campeões, mas foi eliminado nas oitavas de final. Desde então com o clube melhor reestruturado, o clube venceu na mesma temporada a Copa Itália. Na temporada 2013/14, o Napoli voltou a vencer a Copa da Itália e também a Supercopa. E repetiu o título da Copa em 2019/20.
Título do Napoli em 2023
Depois de 33 anos, o Napoli fez uma campanha irrepreensível e, com seis rodadas de antecipação, garantiu o terceiro Scudetto de sua história. A equipe fez grande temporada sob a liderança do atacante Oshimen, que venceu a disputa pela artilharia no time.
Com 80 pontos anotados no Campeonato Italiano, o Napoli confirmou a conquista do título italiano na atual temporada com cinco rodadas de antecedência. O time deixou a Lazio, Juventus, Inter de Milão e até o Milan, atual campeão, para trás e sem chances de lutar pela taça.
Os principais nomes da conquista, foram o atacante Khvicha Kvaratskhelia, da Geórgia, o astro Osimhen, além de outros nomes importantes como Elmas, Lobotka e peças como Zieliński, que foram essenciais ao longo da temporada.