Executivo do futebol árabe faz o aviso que o resto do mundo NÃO queria ouvir

As gigantes movimentações de mercado da Liga Saudita de Futebol preparam um novo capítulo para o esporte do país. Com a contratação de grandes nomes como Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, a ambição de se estabelecer como uma das ligas mais fortes do mundo é o motor por trás desse investimento maciço.

Mais de 350 milhões de libras (R$2 bilhões) foram desembolsados​​ pelos clubes da Arábia Saudita somente neste verão, no hemisfério norte, numa clara manifestação de intenção de moldar a liga conforme os padrões internacionais.

Quais são as expectativas para a Liga Saudita de Futebol?

A lista de jogadores renomados que agora se apresentam na Arábia Saudita inclui grandes talentos que já atuaram por Chelsea, Manchester City e Bayern de Munique. Al-Hilal, um dos principais clubes do país, surpreendeu o mundo do futebol com uma oferta recorde de 259 milhões de libras (R$1,5 bilhões) pelo atacante francês Kylian Mbappé.

“Acredito que os orçamentos estão postos para os próximos anos – sabe, não vislumbro uma desaceleração”, afirma Peter Hutton, membro do conselho da Liga Saudita de Futebol, em entrevista à BBC.

A ascensão da liga tomou proporções globais com a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr no início deste ano. A contratação do astro português tem sido fundamental para atrair outros jogadores de renome para a liga. Após a contratação de Ronaldo, 170 países fecharam acordos para transmitir partidas da liga ao redor do mundo.

O Futebol Saudita olha para o futuro

Desde então, o Fundo de Investimento Público do país (PIF) assumiu o controle de quatro dos principais clubes, fornecendo o músculo financeiro necessário para atrair os melhores talentos globais. Karim Benzema, N’Golo Kante, Roberto Firmino, Ruben Neves, Riyad Mahrez e Sadio Mané são alguns dos nomes proeminentes que trocaram o futebol europeu pela Liga Saudita nas últimas semanas.

“O bom do lance pelo Mbappé e as contratações como Ruben Neves é que demonstram que não são apenas velhos jogadores que estão sendo buscados”, explica Hutton. Ao que parece, a Liga Saudita de Futebol consolidou seus alicerces e agora está pronta para desafiar o status quo, trazendo uma nova dinâmica para o cenário do futebol global.