Mesmo se tornando SAF, o Vasco ainda não se mostrou um grande pagador, devendo por alguns meses o Náutico, pelo empréstimo de Mateus Cocão, no valor de R$ 300 mil reais, que foi quitado nesta quarta-feira. O jogador chegou em abril desta temporada e ficará por um ano no clube com opção de compra estabelecido em contrato de R$ 2,4 milhões.
Mateus Cocão iniciou a carreira no Independente de Ticuruí e chegou ao Náutico em 2021, para jogar pelo Sub-20. Pelo Timbú, nesta temporada, ele atuou em 14 partidas, sendo a última a eliminação para o Salgueiro, no Campeonato Pernambucano. Na disputa de pênaltis, ele desperdiçou uma das cobranças. O jogador já era observado pelo scout do Vasco e tem contrato com o Náutico até 2026.
No Vasco, o jogador não se firmou e jogoou poucas partidas com Barbiere e não está sendo utilizado pelo novo treinador Ramón Díaz.
A situação do cruzmaltino e crítica na temporada, tendo feito grande investimento no início do ano, gastando mais de 100 milhões de reais para montar um elenco para disputar o Brasileirão de 2023 e mesmo assim é o último colocado da Série A, com apenas nove pontos somados em 16 partidas disputadas.
O clube precisa de um aprioveitamento de mais de 60% para alcançar os 45 pontos e se livrar do rebaixamento nesta temporada. Com Ramón, o tiem aparentou uma melhora no futebol apresentado, mas não é o suficiente para vencer, tendo perdido as duas partidas, por 2 a 0 contra o Athletico-PR e 3 a 1 para o Corinthians.