Vexame da Seleção na Copa faz a Globo dar pulos de alegria

Apesar da eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2023 na manhã desta quarta-feira (2), a TV Globo teve um bom motivo para comemorar. No empate de 0 a 0 da Canarinho com a Jamaica, a emissora chegou a alcançar uma média de 17 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT) durante o período da partida, que começou às 7h (horário de Brasília).

É a audiência mais alta para uma quarta-feira durante a manhã nos últimos 20 anos. Na cidade de São Paulo, a TV Globo registrou uma média de 15 pontos, representando um aumento de 89% em relação à média normal para esse horário. Já no Rio de Janeiro, a média foi de 19 pontos, 74% acima da média regular para uma quarta-feira nesse horário.

Cada ponto registrado no Painel Nacional de Televisão (PNT) corresponde a cerca de 268.083 domicílios, englobando aproximadamente 717.088 indivíduos, o que implica que a emissora conseguiu, em média, manter quase 12,2 milhões de espectadores ao longo de toda a transmissão.

Brasil foi eliminado da Copa do Mundo para seleção que precisou de vaquinha pra disputar o torneio

Na manhã desta quarta-feira (2), o Brasil empatou em 0 a 0 com a Jamaica e se despediu da Copa do Mundo Feminina 2023. No que foi uma das piores campanhas da história da Seleção no mundial, a Canarinho não conseguiu marcar um gol sequer contra uma seleção que precisou realizar uma vaquinha para viajar até a Austrália/Nova Zelândia.

Para financiar os custos do torneio, a equipe caribenha optou por recorrer a doações online feitas por seus torcedores, uma vez que não recebeu um apoio total por parte da federação local. A concepção dessa iniciativa partiu de Sandra Phillips-Brower, mãe da meio-campista Havana Solaun, que a implementou por meio da campanha intitulada “Reggae Girlz Rise Up”.

Essa arrecadação tem como objetivo cobrir as despesas relacionadas à viagem da seleção até a Oceania, além de outras necessidades como acomodação, instalações para treinamento e alimentação durante o torneio. Até o momento, a “vaquinha online” conseguiu angariar aproximadamente 52 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 245 mil.

“Aqueles acima de nós não acreditam na gente e sempre nos colocam em situações que não queremos passar, mas isso nos dá mais energia para ir bem”, disse a goleira Spencer após a partida. A arqueira foi eleita a melhor jogadora do confronto.

Em 2019, as Reggae Girls já haviam participado da Copa do Mundo, tornando-se a primeira nação do Caribe Central a realizar esse feito. No entanto, naquela edição, foram eliminadas durante a fase de grupos do torneio. Agora, a seleção caribenha avança para as oitavas de final junto da França.