Inter de Milão vence a Juventus e é campeã da Copa da Itália 2022

Nesta quarta-feira (11), no Estádio Olímpico de Roma, a Inter de Milão bateu a Juventus por 4×2 na prorrogação após empate no tempo normal e se tornou campeã da Copa da Itália 2022.

Os gols de Nicolò Barella, Çalhanoğlu e Ivan Perišić (2x) ajudaram o time Nerazzurri a conquistar o oitavo título da competição, se tornando assim, a terceira maior campeã isolada do torneio, ficando atrás de Roma (9) e a própria Juventus (14).

O jogo

Primeiro tempo

A partida começou movimentada, dando ares de que seria um grande jogo. Logo aos seis minutos da primeira etapa, Barella recebeu na esquerda, cortou para o meio e soltou um chutaço colocado de fora da área para abrir o marcador. A Juventus demorou a acordar após o gol sofrido e só conseguiu o primeiro ataque com 21 minutos, em um chute de Dybala de dentro da área, que obrigou Handanovič a trabalhar.

Um minuto depois, a melhor chance Bianconeri na primeira etapa. Vlahović recebeu de Dybala na grande área pela esquerda e chutou no canto esquerdo, mas o goleiro da Inter fez uma grande defesa, espalmando para escanteio. As duas equipes até tentaram, mas pararam nos goleiros e nas finalizações para fora. Com isso, a primeira etapa terminou 1×0 para os Nerazzurri.

Segundo tempo

A Juve voltou determinada a buscar o resultado após o intervalo e conseguiu logo cedo, com um belo chute de Alex Sandro de fora da área, contando com a colaboração do goleiro da Inter, empatando o jogo. Dois minutos depois, a virada com Vlahović que recebeu, driblou o zagueiro e chutou, Handanovič defendeu, mas a bola voltou no pé do sérvio que não desperdiçou, 2×1.

Após o gol, quem passou a mandar no jogo foi a Inter de Milão. Aos 32, após cruzamento da direita, Perišić, na segunda trave, escorou para o meio, Lautaro Martínez dominou e sofreu pênalti. Çalhanoğlu converteu muito bem e empatou. Com isso, o jogo esfriou e acabou em 2×2, indo para o tempo extra.

Prorrogação

Logo aos cinco minutos da prorrogação após consultar o VAR, o árbitro marcou pênalti de De Ligt (o segundo dele na partida) em De Vrij. Perišić cobrou no canto oposto de Perin, colocando o time de Milão em vantagem. Seis minutos depois, o croata recebeu dentro da área e chutou no canto alto do goleiro, ampliando para 4×2.

Apesar da pressão da Juventus na segunda etapa, a Inter resistiu bem e soube gastar o tempo e, assim, conquistou o título.

Final de temporada para Inter de Milão e Juventus

Restam duas rodadas para o final do Campeonato Italiano. A Juventus não tem mais chances de título, mas já está garantida na UEFA Champions League da próxima temporada.

Por outro lado a Inter é a segunda colocada com 78 pontos, dois a menos que o líder e rival Milan. Dessa forma, o time de Simone Inzaghi ainda pode conquistar o título, caso ganhe seus jogos e os Rossoneros tropecem.