A Juventus foi punida pela Uefa e está excluída da Conference League na próxima temporada. Com isso, a equipe só disputou a Série A Italiana e as outras competições nacionais em 23/24.
O motivo foram os casos de irregularidades financeiras que aconteceram em diversas gestões do clube italiano nos últimos anos.
Juventus fora da Conference League
Em dezembro de 2022, a Uefa passou a investigar a Juventus sobre irregularidades fiscais e quebra de regras do fair play financeiro. O clube já havia perdido pontos no campeonato italiano por causa desses casos.
A Juve emitiu uma nota informando que vai aceitar a decisão da Uefa, mas reiterou que a punição não representa “admissão de qualquer responsabilidade contra si”.
Confira o comunicado:
Nós lamentamos a decisão do comitê de Controle Financeiro dos Clubes da Uefa. Não compartilhamos dessa interpretação que foi dada à nossa defesa, e seguimos firmes na convicção da legitimidade das nossas ações
Além da exclusão, o clube foi condenado a pagar multa de 20 milhões de euros (quase R$ 105 milhões). Caso cumpra as regras financeiras da Uefa e se enquadrar no orçamento previsto em 2023, 2024 e 2025, a multa cai para 10 milhões de euros (pouco mais de R$ 52 milhões).
Com a exclusão da Juventus, a Fiorentina herdou a vaga na Conference League. A Velha Senhora conseguiu a vaga por ter ficado na 7ª posição da Série A Italiana. Como a Viola ficou em 8º, a equipe ficou com a para o torneio continental.