A novela envolvendo o atacante uruguaio Luis Suárez teve um fechamento nesta semana. O jogador de 36 anos continua no Grêmio até o fim de 2023.
Mesmo com a permanência do atleta no time, o torcedor gremista tem um motivo para ficar chateado com a situação. O uruguaio assinou contrato até o fim de 2024, mas pode sair ao final desta temporada.
Situação de Suárez no Grêmio
Suárez queria rescindir seu contrato com o Grêmio para ficar livre no mercado e assinar com o Inter Miami, time do amigo Lionel Messi nos Estados Unidos. A diretoria do Imortal não queria liberar o jogador e houve um impasse no negócio.
O atacante chegou a ficar de fora de uma partida do clube pelo campeonato brasileiro enquanto a situação não era resolvida.
Na última terça-feira (25), véspera da partida contra o Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil, Suárez não tinha presença garantida no duelo. Após intervenção do presidente Alberto Guerra, do vice-presidente Antônio Brum e, principalmente, do técnico Renato Portaluppi, a situação se resolveu.
O Grêmio se apegava ao contrato e aos valores investidos para a vinda do atacante a fim de evitar sua saída. O jogador, por sua vez, queria sair para jogar na MLS e ter tempo para recuperar melhor seu joelho, já que ele se queixa de dores na região com frequência.
As partes chegaram a um acordo e Suárez fica no Grêmio até o fim de 2023 e depois haverá outra conversa para discutir o futuro do atacante. Apesar de o jogador querer sair neste momento, ele conseguiu uma redução de um ano em seu tempo de contrato — na teoria.
Luís Suárez chegou como a principal contratação do Grêmio, e do futebol brasileiro, em 2023. O uruguaio tem 32 partidas, 16 gols e nove assistências com a camisa do Imortal nesta temporada.