O São Paulo deve anunciar oficialmente a contratação do meia colombiano James Rodríguez nos próximos dias. As partes já chegaram a um acordo e o jogador de 32 anos é aguardado no clube para realização de exames médicos e assinatura do contrato.
O colombiano ex-Real Madrid e Bayern de Munique chega em um momento decisivo na temporada e pode repetir feito de Raí, ídolo do São Paulo, na década de 1990.
James Rodríguez e Raí
Em 1998, o São Paulo chegou à final do campeonato paulista para enfrentar o Corinthians, em duelo de ida e volta. O Tricolor tinha a vantagem de jogar por dois empates por ter feito melhor campanha.
O time do Corinthians tinha Marcelinho Carioca, Vampeta, Rincón e era comandado por Vanderlei Luxemburgo (atual técnico da equipe). A primeira partida terminou dois a um para o Timão.
Para o jogo de volta, a diretoria Tricolor conseguiu repatriar o meia Raí e inscrevê-lo na competição. Assim, o jogador estava apto para atuar contra o alvinegro.
Na partida de volta, vitória do São Paulo por três a um, com um gol de Raí. O resultado deu o título paulista para o Tricolor naquela ocasião.
Trazendo para o contexto de 2023, James pode repetir o feito do ídolo tricolor. O São Paulo está na semifinal da Copa do Brasil e perdeu o jogo de ida para o Corinthians, na Neo Química Arena, por dois a um.
O colombiano chega quase três semanas antes do duelo decisivo pela uma vaga na final. A diretoria e a comissão técnica vão fazer um planejamento físico para que o jogador faça sua estreia justamente diante do Corinthians.
Ou seja, James pode ajudar o São Paulo a reverter a desvantagem, assim como fez Raí, e conseguir a classificação para a final da Copa do Brasil.
O jogo de volta está marcado para o dia 16 de agosto, às 19:30h (horário de Brasília). O Timão tem a vantagem do empate e qualquer vitória do São Paulo por um gol diferença leva a partida para as disputas de pênaltis.