A manipulação de resultados tem sido uma das grandes polêmicas do futebol brasileiro nos últimos meses, no entanto, não é só no Brasil que esse drama é vivido. Na Espanha, a Polícia Nacional prendeu 17 indivíduos por manipulação de resultados na terceira divisão do campeonato. A operação foi em conjunto com a Agência da União Europeia para Cooperação Policial (Europol) e a LaLiga.
Entre os nomes que foram os alvos da investigação, 11 deles foram detidos na cidade de Melilha e os outros 6 em Granada. Os indivíduos estavam entre jogadores e responsáveis de times da terceira divisão, mas não foram divulgados. Os criminosos irão responder por corrupção entre indivíduos no âmbito esportivo, fraude, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.
Operação Penalidade Máxima ganha novos capítulos no Brasil
Nos últimos dias, mais nomes foram envolvidos na operção Penalidade Máxima, que investiga casos de manipulação de resultados no futebol brasileiro desde a temporada passada.
Nesta quinta-feira, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de Goiás (MPGO), e Alef Manga e mais seis jogadores viraram réus na Operação Penalidade Máxima, que investiga esquemas de manipulação de jogos no futebol brasileiro. Foram denunciados:
- Alef Manga, do Coritiba
- Dadá Belmonte, do América
- Igor Cárius, do Sport
- Jesus Trindade, ex-Coritiba e atualmente no Pachuca (MEX)
- Pedrinho, ex-Athetico e atualmente no Shakhtar Donetsk (UCR)
- Sidcley, ex-Cuiabá e hoje no Dínamo Kiev
- Thonny Anderson, ex-Coritiba e hoje no Red Bull Bragantino.