Hoje uma das grandes contratações do futebol brasileiro, o meia James Rodríguez quase foi para o Palmeiras, mas foi rejeitado pelo alviverde. O caso aconteceu em 2009 quando Jorginho, auxiliar técnico do clube na época, viu um jogo do Banfield e não aprovou o desempenho. O próprio Jorginho, falou na ESPN sobre como foi a negociação na época.
“Foi apenas um jogo do Banfield (então clube de James) e ele foi trocado no intervalo. Permaneceu 45 minutos em campo. Tinha entre 17 e 18 anos e era uma ‘bolinha’. Nós estávamos com dificuldade para conseguir garotos para o time sub-20 que iria disputar a Copa São Paulo. O nosso objetivo era tentar encontrar alternativas que valessem a pena para o ano seguinte e, claro, um ou outro atleta que servisse ao profissional naquele momento”, disse.
“Quem viu o James bastante foi um observador chamado Alex, que acompanhava as partidas pela internet e falou dele. Um rapaz que estava me auxiliando me levou, então, para vê-lo. Ele não jogava no meio, talvez por ser novo, estar subindo, fazia o papel do atacante pela direita e o enganche era, na verdade, o (Walter) Erviti (que seria contratado pelo Boca Juniors)”, explicou Jorginho.
O meia-atacante de 32 anos está sem clube desde que deixou o Olympiacos, da Grécia, em abril deste ano. Em 23 partidas pela equipe grega, James fez cinco gols e deu seis assistências. O jogador foi sondado por outros clubes também brasileiros, mas preferiu esperar por propostas da Europa e agora fechou com o clube paulista, já que não recebeu propostas esperadas.