Ricardo Oliveira foi um dos principais atacantes do futebol brasileiro neste século. Além do seu sucesso no Brasil, o jogador teve boas passagens por clubes da Europa.
Hoje com 43 anos, o atacante se lamenta por ter jogado pouco tempo na Espanha, onde atuou por Real Bétis, Zaragoza e Valencia.
Ricardo Oliveira na Espanha
Em entrevista recente, Ricardo Oliveira declarou que tomou algumas decisões precipitadas que o levaram a ter uma curta passagem no futebol espanhol. Ele atuou cinco temporadas na Espanha, sendo três no Real Bétis.
“Tomei decisões, talvez precipitadas, que fazem parte. Eu não me culpo porque eu não tinha a cabeça que eu tenho hoje lá atrás, mas eu permaneceria muito mais tempo em La Liga, muito mais”, disse
Ele aproveitou para comentar sobre o nível técnico do campeonato espanhol e não deixou de elogiar a competição. “É um campeonato muito importante, é um campeonato forte, é um campeonato bonito de se ver, é um campeonato disputado, tem um ar diferente de você jogar o Campeonato Espanhol. Todo mundo precisa viver essa experiência”, completou.
Ricardo também lembrou com carinho da sua passagem pelo Bétis, apesar de um início complicado no clube devido a sua juventude na época. “Eu me lembro que nos primeiros jogos eu fui tendo um pouquinho de dificuldade, normal. Aí quando fiz o primeiro gol, ‘fui embora’. Foi a minha grande temporada na Europa. Eu fiquei em terceiro na artilharia do Campeonato Espanhol”, recordou.
A parceria com alguns jogadores brasileiros ajudou Ricardo no processo de adaptação. “Bem legal que a gente estava treinando, estava eu, Edu, Assunção e Denílson. Era muito legal e a resenha fluindo no dia a dia”, finalizou.
O atacante atuou em 70 partidas e marcou 38 gols no período em que ficou no Real Bétis. Somando esses números às passagens por Valencia e Zaragoza, Ricardo Oliveira disputou 161 jogos e marcou 78 gols no futebol espanhol.