Por onde anda Daiane, que afundou o Brasil na Copa de 2011?

Você lembra da zagueira Daiane na Seleção Brasileira? A defensora ficou marcada de forma negativa na história do futebol feminino nacional por conta de sua atuação desastrosa nas quartas de final da Copa do Mundo de 2011, contra os Estados Unidos.

Primeiro, Daiane marcou um gol contra logo no primeiro minuto de jogo. O Brasil conseguiu o empate no tempo regulamentar, levanto o jogo para prorrogação. Marta anotou um gol relâmpago no início do tempo extra, e a Seleção precisava apenas segurar o resultado, com uma jogadora a mais em campo.

No entanto, os Estados Unidos conseguiram o empate de maneira histórica nos acréscimos da segunda etapa da prorrogação. Nos pênaltis, Daiane desperdiçou a cobrança que deu a classificação para o time norte-americano.

Daiane anunciou sua aposentadoria dos gramados em 2021, atuando pelo São José EC, aos 37 anos. As lesões foram um dos principais motivos de Daiane ter parado de jogar. “O esporte mudou minha vida, me ensinou a ser melhor em todos os sentidos, me ensinou que somos todos iguais e que precisamos uns dos outros mesmo muitos não querendo”, comentou a defensora em sua despedida.

Apesar de ter ficado marcada pelas falhas na Copa de 2011, Daiane teve uma carreira espetacular, principalmente com a Seleção Brasileira. A defensora tem duas medalhas de ouro e uma de prata com a Amarelinha nos jogos Pan-Americanos.

Por clubes, Daiane conquistou três Copa Libertadores com o São José, em 2011, 2013 e 2014. Este último título que levou a equipe para o Japão disputar o Mundial de Clubes, do qual saíram campeãs após vencer a equipe inglesa Arsenal por 2 a 0.