Considerada a Rainha do Futebol, Marta é uma das maiores jogadores da modalidade de todos os tempos. Fundamental nas conquistas e no sucesso da Seleção Brasileira Feminina, a atacante é dona de diversos recordes e prêmios individuais.
Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta também é a maior artilheira da história do Brasil e da Copa do Mundo, ambas entre homens e mulheres. E seu número total de gols na carreira chega a ser assustador.
Segundo o site oGol, especializado em estatísticas de futebol, Marta anotou 293 gols em 484 jogos na sua carreira, contando tanto sua passagem por clubes como pela seleção. Na Canarinho, a camisa 10 anotou 119 gols em 180 jogos.
Marta foi tantas vezes melhor do mundo que é ruim de contar
Convocada para a Copa do Mundo na Austrália e Nova Zelândia, Marta não vence o prêmio de melhor jogadora do mundo desde 2018. No entanto, a craque da Amarelinha segue sendo a maior vencedora da premiação com certa folga.
Aos 37 anos, a meia-atacante do Orlando Pride já venceu o prêmio da FIFA em seis oportunidades: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Segundo colocada, a alemã Birgit Prinz possui apenas três prêmios de melhor jogadora do mundo.
Marta se recuperou recentemente de uma lesão no joelho esquerdo, sofrida em março de 2022. Com a convocação realizada por Pia Sundhage, a meia-atacante irá disputar sua 6ª Copa do Mundo na carreira. Com a Seleção Brasileira, Marta irá estrear no torneio no dia 24 de julho.