Dorival Jr vive uma ótima fase como treinador do São Paulo, figurando nas semifinais da Copa do Brasil e nas oitavas da Copa Sul-Americana. No entanto, você sabia que o comandante tricolor já foi jogador de futebol? Dorival fez parte de um dos melhores elencos da história do São José EC, clube do interior paulista.
No Campeonato Paulista de 1988, a Águia do Vale chegou à semifinal da competição, onde enfrentou o Guarani. Em jogo marcado por confusões fora de campo, o time joseense acabou sofrendo o revés e desperdiçou a chance de ir para a final do Paulistão pela primeira vez em sua história.
Além de Dorival, que atuava como volante, aquele elenco do time do Vale do Paraíba também contava com o então goleiro Emerson Leão. Em entrevista ao site GloboEsporte, o atual treinador do São Paulo relembrou sua participação naquela edição do torneio.
“Nós tínhamos jogadores de muito bom nível. O Leão fez um brilhante trabalho, nos passou uma confiança muito grande e respeitou muito nossas individualidades. Éramos uma equipe que tinha um meio de campo muito eficiente, que valorizava muito a posse de bola. Tivemos resistência e força para suportarmos os grandes jogos”, afirmou Dorival.
No que foi sua melhor participação no Paulistão até então, o São José conquistou nove vitórias, outo empates e duas derrotas, terminando na terceira colocação, na frente de clubes tradicionais como Palmeiras e Portuguesa.
“Fizemos uma campanha muito regular, fomos muito seguros. Tivemos apenas duas derrotas naquela primeira fase, uma na rua Javari (para o Juventus) e outra para o Corinthians no Palestra Itália. É até incrível de falar, mas lembro que nós fomos superiores a eles. Podíamos ter terminado a primeira fase invictos”, completou Dorival.