Oriol Romeu, o mais recente reforço do FC Barcelona, retorna ao Camp Nou aos 33 anos. Romeu, que assinou até junho de 2026, começou sua formação nas categorias de base do clube catalão. Da mesma forma, outros jogadores foram resgatados pelo Barça após deixarem o clube, alguns com grande sucesso, outros não tanto. Neste artigo, repassamos esses casos.
Eric García e Jordi Alba são dois exemplos recentes de jogadores que retornaram ao Barça. García foi formado na La Masía e se transferiu para o Man City antes do Barça trazê-lo de volta em 2021, enquanto Alba, após ser transferido para a UE Cornellà, foi para o Valencia e, posteriormente, retornou ao Barça em 2014.
O caso de Gerard Piqué é um dos mais notórios. Ele se tornou uma das peças fundamentais da equipe azulgrana nas últimas décadas, retornando ao clube em 2008 após quatro temporadas no Manchester United. De forma semelhante, Dani Alves, após uma passagem brilhante pelo Sevilla, chegou ao Camp Nou em 2008 e voltou a vestir a camisa azulgrana em 2021, apesar de não ter um papel de destaque no Barça de Xavi.
Retornos que não deram tão certo
Por outro lado, nem todos os casos de retorno foram bem-sucedidos. Hector Bellerín é um exemplo de um jogador que não conseguiu corresponder às expectativas em seu retorno. Ele foi trazido de volta ao clube em 2022 após passar mais de uma década no Arsenal, mas se mudou para o Sporting de Lisboa em janeiro de 2023. Adama Traoré é outro caso semelhante, retornando ao Barça por empréstimo em 2022, mas o clube escolheu não exercer a opção de compra.
No fim, o retorno de Oriol Romeu ao FC Barcelona é mais um capítulo na história do clube de jogadores que tiveram uma segunda chance no Camp Nou. Apenas o tempo dirá se esse movimento se revelará um sucesso ou não.