Santos leva calote internacional e decide entrar com a ação na Fifa

O Santos entrou com uma ação na FIFA contra o Almería, por conta de uma dívida do clube espanhol referente a venda de Kaiky na temporada passada. O clube paulista teve problemas com o fisco espanhol por conta da negociação de Neymar e por isso, teve o dinheiro penhorado, mas o restante não chegou a receber, como explicou o portal Lance! com mais detalhes.

“O Peixe ainda carrega dívidas com a receita federal espanhola em relação à negociação de Neymar para o próprio Barça, acertada em 2013. Na mesma época em que o Almería oficializou a compra de Kaiky, no ano passado, o fisco penhorou os recebíveis do Alvinegro. Apesar da penhora, uma diferença entre as cifras destinadas à receita e o valor total da compra deveria ser depositada ao Santos, o que não ocorreu. Por esse motivo, o Peixe acionou a Fifa”, explicou o Lance.

Lançado ao profissional em 2021, Kaiky Fernandes disputou 10 jogos de Libertadores e foi peça chave na campanha do Santos no Campeonato Brasileiro. Em 2022, o atleta atuou apenas no primeiro semestre antes de acertar sua ida para o Almería e viver a experiência em solo europeu.

Santos tem seu pior aproveitamento no Brasileirão

Santos vive um período terrível em sua história e ao que tudo indica vai brigar para não ser rebaixado pela primeira vez. O clube está na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos somados. Esta é a pior campanha do Peixe após 15 rodadas na competição desde 2008, quando escapou do rebaixamento nos últimos jogos.

Na atual temporada, a equipe treinada por Paulo Turra acumula quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas em 15 compromissos no Nacional (35,6% de aproveitamento). Além disso, são 16 gols marcados e 23 sofridos (-7 tentos de saldo).