A seleção feminina da Austrália cobrou a Fifa sobre a questão da premiação na Copa do Mundo Feminina. A principal crítica é a diferença para a Copa do Mundo Masculina.
Apesar das diversas conquistas do futebol feminino para atingir equidade e reconhecimento, a diferença do dinheiro envolvido nas duas modalidades ainda é grande.
Cobrança sobre premiação
A cobrança das jogadoras da seleção australiana aconteceu por meio de um vídeo institucional das atletas. Elas citaram que essa diferença já acontece há algumas edições recentes do torneio.
De acordo com informações da TV inglesa Sky Sports, a premiação total da Copa do Mundo Feminina 2023 será de R$ 529 milhões. Já a quantia da Copa do Mundo Masculina de 2022 foi de R$ 1,8 bilhão.
Além disso, as jogadoras questionaram a política da entidade e utilizaram como exemplo alguns problemas que as seleções tiveram em mundiais anteriores. Uma das principais críticas foi com relação à grama artificial usada na Copa de 2015.
Com essa discrepância de valores, a seleção australiana negociou diretamente com a federação do país para que elas recebam o mesmo valor da seleção masculina no último Mundial. Após negociação coletiva e sem apoio da Fifa, elas conseguiram o direito de receber o mesmo prêmio que os homens — e não deixaram de criticar a entidade máxima do futebol mundial.
“A negociação nos permitiu garantir que agora tivéssemos as mesmas condições da seleção australiana masculina, com uma exceção: a Fifa ainda oferece às mulheres um quarto do prêmio em dinheiro que os homens pela mesma conquista”, declararam