Menos de 100 dias nos separam dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, agendados para o dia 20 de outubro. E de acordo com o jornalista Guilherme Costa, esta edição do torneio deverá ser a mais competitiva dos últimos anos, e há três razões principais que reforçam essa afirmação.
Será a primeira vez na história que se oferece um número maior de vagas olímpicas. Depois, a escolha da data foi estratégica, evitando conflitos com quaisquer Campeonatos Mundiais. Por fim, a Pan Am Sports, responsável pela organização do evento, está empenhada em atrair um imenso leque de estrelas representando seus países.
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago estabelecem um marco na história, pois oferecem o maior número de vagas olímpicas até o momento. São 21 modalidades que garantem vagas diretas para os atletas nas próximas Olimpíadas de Paris.
Além disso, há outras 12 modalidades que proporcionam vagas indiretas, seja por meio da acumulação de pontos para o ranking ou pelo alcance de índices estabelecidos, como no caso do atletismo e natação. “Pode-se falar que o evento de Santiago está no caminho para ser o mais forte deste século, com a presença de mais cem medalhistas olímpicos nas mais variadas modalidades”, afirmou Guilherme.
Confira as modalidades que cedem vagas olímpicas diretas
Boxe
Breaking
Escalada
Ginástica artística
Ginástica rítmica
Ginástica de trampolim
Handebol
Hipismo adestramento
Hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação)
Hipismo saltos
Hóquei sobre grama
Nado artístico
Pentatlo moderno
Polo aquático
Saltos ornamentais
Surfe
Tênis
Tênis de mesa
Tiro
Tiro com arco
Vela