O Cruzeiro caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Grêmio em jogos polêmicos em que houeram diversas reclamações de arbitragem. A principal delas do volante Machado que pode ainda pegar um gancho de até 6 partidas na competição por proferir insultos à arbitragem segundo relato de súmula do árbitro no final da partida.
“Expulsei com cartão vermelho direto o sr. Luiz Filipe da Rosa Machado após ter sido informado pelo quarto árbitro que o mesmo se encontrando no seu banco de reservas em pé se dirigiu à equipe de arbitragem com os seguintes dizeres: “Vai tomar no c*, seu filho da p*, foi pênalti, cadê o VAR agora? Foi pênalti, seu filho da p*”. Após a expulsão, o mesmo teve que ser contido por atletas da sua equipe sendo retirado das dependências do campo de jogo.”, diz trecho extraído da súmula.
A atitude do volante Machado ainda será julgada e foi enquadrada no artigo 258, que trata de “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva” por “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. A decisão pode suspender o jogador de 1 a 6 jogos.
Machado foi expulso aos 49 minutos do segundo tempo. O jogador saiu para a entrada de Neto Moura, aos 35 da etapa complementar. Na beirada do campo, reclamou de um pênalti não marcado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza nos instantes finais da partida.
Depois de receber o cartão vermelho, mesmo estando de fora do jogo, o jogador ainda teve um ataque de raiva no caminho do vestiário. Em câmeras de bastidores foi flagrado o momento em que o meio-campista dá um soco na parede e quebra um dos protetores de fio do estádio do Mineirão.