Dele Alli conta segredos que ninguém podia imaginar e explica como a carreira afundou

Uma entrevista do meio-campista Dele Alli, do Everton, causou comoção no mundo do futebol, com o jogador revelando os dramas que encarou desde a infância, incluindo abuso, uso de drogas e envolvimento com o tráfico antes de ser adotado. As histórias foram contadas para o canal do ex-jogador Gary Neville, citando ainda sua dependência de medicamentos.

“Aos sete, comecei a fumar. E aos oito comecei a traficar. Uma pessoa mais velha me disse que eles (polícia) não paravam uma criança de bicicleta. Então, eu andava com minha bola de futebol, e por baixo eu carregava a droga”, contou o atleta.

A mãe do jogador era alcoólatra e antes de se envolver com drogas, aos seis anos, foi abusado por um amigo dela, que frequentava sua casa. Aos 11 anos, sofreu uma ameaça de morte e tentativa de enforcamento. Porém, aos 12 anos sua vida começou a mudar quando foi adotado por uma família, que descreve como incrível e que lhe salvou, mas os traumas ficaram para sempre.

Apesar de ser considerado uma das promessas do futebol inglês ao surgir no Tottenham, ele não alcançou o sucesso esperado. O jogador revelou que, recentemente, chegou a considerar se aposentar aos 24 anos. Ele acreditava estar preso em um ciclo que estava fazendo mal para a sua vida, a partir disso, seu desempenho em campo caiu e muita gente achou estranho.

Ele seguiu no Tottenham até a temporada 2021-22, quando foi para o Everton, mas já não demonstrava o mesmo desepenho desde 2019-20. Também não jogou bem no clube de Liverpool e acabou emprestado aos turcos do Besiktas. Nessa época, passou a sofrer com dependência de medicamentos para conseguir dormir e foi para uma clínica de reabilitação.

“Foi acontecendo por muito tempo, sem que eu percebesse. Estava usando para disfarçar os sentimentos que eu tinha, não entendia que eu estava fazendo de propósito. Eu definitivamente abusei deles. Se tornou ruim em alguns pontos, e não entendia o quanto era ruim, nunca lidei com o problema na raiz. Quando cresci, os traumas que tive, os sentimentos, tentei lidar com isso sozinho. Me perdi por anos”, comentou o jogador, que hoje tem 27 anos.

Delle Alli era um dos grandes nomes da Inglaterra, fazendo ótimas temporadas entre 2016 e 2018, a partir de então seu ritmo foi caindo. Em 2016-17, por exemplo, foram 50 jogos, com 22 gols e 10 assistências, números excelentes para um meia.