Você sabe por que o apelido de Ronaldinho Gaúcho é “bruxo”? Bom, é possível deduzir que parte da origem da alcunha está envolvida com a “magia” do ex-jogador em campo. Entretanto, a “bruxaria” de R10 só foi começar a ser reconhecida quando o meia atuou pelo Barcelona.
Apesar de já ter despontado para o futebol mundial em 2002 com a Seleção Brasileira, Ronaldinho se tornou uma estrela ao redor do planeta quando assinou com o Barça, em 2003. Em uma passagem de cinco anos no time catalão, o brasileiro encantou o mundo inteiro com seus dribles fantásticos.
Na Espanha, conquistou duas vezes o título de Melhor do Mundo da FIFA (2004 e 2005). A habilidade e criatividade de R10 era tratada como uma espécie de magia – no entanto, o apelido de “mago” já pertencia a outro grande nome da história do Campeonato Espanhol: Juan Carlos Valerón, ídolo do La Coruña.
Por isso, Ronaldinho passou a ser chamado de “Brujo” pela imprensa espanhola. O apelido foi “exportado” para o Brasil, que passou a chamar o craque oficialmente de Bruxo (vale lembrar que Brujo, em espanhol, também serve como tradução literal de “feiticeiro”).
Em 17 anos de carreira, Ronaldinho Gaúcho marcou 356 gols como jogador profissional de futebol, contando os gols pelos oito times que jogou mais os marcados com a camisa da Seleção Brasileira. O ídolo do futebol nacional jogou por clubes como Grêmio, PSG, Barcelona, Milan, Flamengo, Atlético Mineiro, Querétaro-MEX e Fluminense.