Um rumor que pairava no ar a respeito do clube de futebol FC Barcelona acaba por ser desmentido. Ao contrário do que se propagava, uma investigação recente revelou que, na realidade, nenhum pagamento feito pelo clube chegou à conta dos árbitros. A juíza responsável pelo ‘caso Negreira’, como ficou conhecido, esclareceu que às suspeitas apontavam para um provável crime de lavagem de dinheiro.
O nome do caso provém do ex-vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros da Federação Espanhola de Futebol, protagonista junto ao FC Barcelona nos rumores. Entretanto, após uma investigação minuciosa, a justiça não encontrou nenhum indício que comprovasse os responsáveis pelos repasses ao clube.
Para onde foi o dinheiro do FC Barcelona?
No coração da investigação, a questão que prevalece é: “Para onde foi todo o dinheiro que o Barça pagou a Negreira?” Este montante, aparentemente, não está nas contas da entidade nem nas contas pessoais de Negreira.
Agora, a justiça quer descobrir se houve ou não administração desleal, ou seja, se pessoas do clube (desde ex-presidentes até ex-executivos) tiveram algum benefício financeiro. Se confirmada a suposição de administração desleal, os envolvidos seriam obrigados a devolver o dinheiro, além de pagar uma multa e possivelmente enfrentar inabilitações ou penas de prisão.
Curiosamente, o Barça pediu para ser reconhecido como prejudicado no ‘caso Negreira’. O clube alega que se alguém cometeu administração desleal, essa ação teria prejudicado diretamente o clube. Contudo, o tribunal de instrução rejeitou o pedido do clube no final de junho. Agora, o clube navega em águas turbulentas, aguardando o desenrolar das investigações.