Vasco DESISTE do Campeonato Brasileiro e não vai mais jogar a competição em 2023

Passando por um processo de revitalização em sua gestão, o Vasco da Gama anunciou que não irá participar do Campeonato Brasileiro de Basquete. Retornando às quadras depois de quatro anos, o cruzmaltino irá focar seus esforços para a disputa da próxima temporada do NBB.

O Almirante deve apresentar o elenco da equipe em breve. Vale lembrar que a iniciativa não terá nenhum apoio ou envolvimento com a 777. A associação do clube tocará o projeto de forma autoral e sem quaisquer tipo de justificativa por decisões tomadas à holding que administra o departamento de futebol do clube.

Apesar do “desaparecimento” da modalidade nos últimos anos, o Vasco da Gama é um clube multicampeão no basquete. O Gigante da Colina conquistou o Campeonato Nacional masculino em 2000, e teve o ano mais vitorioso de sua história em 2001, quando conquistou o Nacional feminino e masculino, além de duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes.

E o basquete do Vasco também é responsável por marcas históricas na modalidade em âmbito nacional. O cruzmaltino foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA na história. O episódio aconteceu em 1999, quando o Almirante enfrentou o San Antonio Spurs, campeão da liga americana na época. O Gigante da Colina acabou sendo derrota, em partida que equivalia ao Mundial de Clubes na época.

A próxima edição do NBB está prevista para começar no dia 14 de outubro deste ano. O Vasco da Gama já realizou a pré-inscrição para a competição, que deve contar com 20 equipes pela primeira vez em sua história.