A Conmebol e a UEFA anunciaram a criação de um novo torneio intercontinental nesta sexta-feira (7). A competição se chama Desafio de Clubes e acontecerá no dia 19 de julho.
O Desafio consiste em uma partida única entre os campeões da Europa League e da Copa Sul-Americana.
Novo torneio intercontinental
O novo torneio terá o formato do antigo Mundial de Clubes, disputado até o ano 2000. Porém, em vez de colocar frente a frente os campeões das principais competições da UEFA e da Conmebol, promoverá o encontro entre os vencedores dos torneios secundários.
A primeira edição do Desafio de Clubes terá como representantes o Sevilla, que venceu seu 7º título de Europa League ao derrotar a Roma há pouco mais de um mês, e o Independiente Del Valle-EQU, que conquistou seu 2º troféu da Copa Sul-Americana em 2022.
A partida será realizada no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, casa do Sevilla. A ideia é que o torneio aconteça antes do início da próxima temporada do futebol europeu e no intervalo entre a fase de grupos e o mata-mata das competições sul-americanas. As entidades não divulgaram se a sede do torneio vai mudar a cada ano ou se o duelo sempre vai acontecer na Europa.
Em caso de empate nos 90 minutos, a decisão será nos pênaltis — sem prorrogação. A edição deste ano será chamada de “Antonio Puerta XII”, uma homenagem ao jogador do Sevilla que faleceu aos 22 anos em 2007, em função de uma parada cardíaca.