Ex-craques viram comentaristas e protagonizam rivalidade na Europa

O ex-jogador e atual comentarista esportivo Rio Ferdinand continua sua rixa com o ex-jogador do Liverpool, Jamie Carragher. Ferdinand acusa seu colega de profissão de ser um hipócrita em relação ao crescente envolvimento da Arábia Saudita no futebol.

O investimento do estado saudita em clubes de futebol e jogadores tem sido um dos principais assuntos entre os comentaristas. Diversos jogadores proeminentes, como N’Golo Kante, Karim Benzema e Ruben Neves, se juntaram à Saudi Pro League este verão.

A controvérsia centra-se na contratação de Steven Gerrard

Mas o ponto central do desentendimento entre Ferdinand e Carragher é a recente contratação do lendário jogador do Liverpool, Steven Gerrard, como novo treinador do Al-Ettifaq, um clube da Arábia Saudita. Ferdinand também mencionou Robbie Fowler, outro ex-jogador do Liverpool, que assumiu a função de treinador em outro clube saudita, o Al-Qadsiah.

Em uma série de posts incisivos, Ferdinand afirmou: “Os fatos são… Você desrespeitou a liga/país/cultura mas se manteve quieto quando seus dois colegas, Stevie / Fowler, se transferiram 10 dias depois.”

Críticas de Carragher à Arábia Saudita

Houve uma crítica anterior da parte de Carragher sobre o crescente envolvimento da Arábia Saudita no futebol. Carragher expressou preocupação com o fato de o país estar “comprando” futebol, similar ao que tem feito com o golfe.

Carragher respondeu às declarações de Ferdinand argumentando que este estaria se esquivando de criticar outras decisões polêmicas do cenário futebolístico, como a polêmica em torno da Copa do Mundo de 2022 no Qatar. Carragher o acusou de “não querer criticar seu financiador”.

A contratação de Gerrard pelo Al-Ettifaq marca o retorno do famoso jogador ao gerenciamento, após ser demitido do Aston Villa em outubro. Gerrard é lembrado por seu bem-sucedido período como manager do Rangers, onde conseguiu levar o clube à vitória no Campeonato Escocês. Sua chegada ao Al-Ettifaq, um clube com uma rica história no futebol do Oriente Médio, é vista como uma oportunidade para o time se destacar na competição da Pro League da Arábia Saudita.