Luciano Spalletti, expressivo treinador italiano que já acumula passagens por times renomados como Roma e Inter de Milão, intriga a todos após deixar o comando do Nápoles, campeão italiano. Embora o presidente do clube, Aurelio De Laurentiis, tenha afirmado que Spalletti pretendia fazer um ano sabático, as declarações recentes do técnico parecem contradizer essa afirmação.
Spalletti, responsável por guiar o Nápoles ao terceiro título italiano de sua história e primeiro em 33 anos, fez questão de esclarecer que seu afastamento dos gramados pode não ser tão prolongado quanto o especulado. Ele admitiu que uma possível volta à ação pode acontecer já no início de 2024.
Spalletti desmente um ano sabático
À margem de um evento em Certaldo, na Itália, o técnico rebateu as notícias sobre seu suposto ano sabático. “Vocês na imprensa é que inventaram isso e deram-lhe continuidade, eu apenas disse que precisava de uma pausa e de tratar de uns assuntos. Eu preciso de algum tempo, depois irei ver o que aparece e avaliar o que preciso.”, desabafou Luciano Spalletti.
Em suas declarações, Spalletti também mencionou que irá usar o tempo da pausa para aprender com outros treinadores, enfatizando que seu eventual retorno à ação pode acontecer antes do previsto, já nos primeiros meses de 2024.
Ao falar sobre seu possível retorno ao futebol, Spalletti evitou confirmar se estaria interessado em assumir o comando da seleção italiana, em caso de saída de Roberto Mancini. Ele deixou bem claro que vai realizar uma pausa certamente até o Ano Novo, para depois avaliar a possível sequência de sua carreira.
O que move Luciano Spalletti?
Conhecido por sua paixão ao futebol, o técnico negou a necessidade de um projeto baseado em conquistas de títulos para motivar seu retorno. Para ele, “É preciso haver a paixão pelo desporto, não apenas algo excecional. Basta apenas a emoção, o sentimento. Foi-me dada uma alegria imensa no Nápoles e é impossível retribuir-lhes por isso”.
Spalletti foi substituído no comando técnico do Nápoles pelo francês Rudi García, que orientou o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, em 2022/23. O italiano deixa um legado de conquista no time e deixa a todos na expectativa sobre onde será a próxima parada de sua carreira vitoriosa.