O Osasuna está temporariamente desclassificado da Conference League da temporada 23/24. A UEFA comunicou a decisão nesta terça-feira (4).
A punição foi aplicada devido a irregularidades cometidas por líderes do clube espanhol durante a temporada 13/14. Osasuna pode recorrer.
Osasuna fora da Conference League
Na ocasião, lideranças do Osasuna foram acusadas de participação em esquemas de manipulação de resultados. O clube argumenta que não teve envolvimento em manipulação e possui provas disso.
De acordo com informações do jornal espanhol Marca, a diretoria do Osasuna vai acionar o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para reverter a punição. O TAS tem até 7 de agosto para tomar uma decisão sobre a situação.
Em nota oficial, o clube manifestou sua indignação contra a medida tomada pela UEFA:
Se o Osasuna não conseguir reverter a punição, a vaga do clube espanhol será “herdada” pelo Athletic Bilbao, que ficou uma posição abaixo no campeonato espanhol. Essa situação aconteceu com o Barcelona há algumas semanas.
O clube catalão quase ficou de fora da Champions League por supostos envolvimento no “Caso Negreira”, ligado à corrupção de árbitros espanhóis. O Barcelona conseguiu reverter a punição.
O Osasuna terminou o campeonato espanhol na 7ª colocação. A última participação da equipe em competições internacionais foi na temporada 2006/2007, quando o time disputou a Champions League.