Silvio Santos se uniu com a Conmebol e lançou torneio para bater na Globo

Você lembra da Copa Master da CONMEBOL, também conhecida como Copa CONMEBOL Master ou Supercopa CONMEBOL? A competição foi criada em 1996, através da parceria entre Sílvio Santos e a CONMEBOL, com o objetivo de atrair a audiência da Globo na época.

A Copa Master reuniu os campeões da Copa CONMEBOL dos anos anteriores, mais precisamente de 1992 a 1995. Foi uma edição única, mas acabou ficando conhecida pelo apelido de “Copa SBT”. Isso porque, além da iniciativa de Sílvio Santos, a SBT era o único canal onde as partidas eram transmitidas.

A competição contou com a participação de apenas quatro equipes: Atlético Mineiro, Botafogo, São Paulo e Rosário Central. Todos os jogos foram realizados em Cuiabá, no Mato Grosso, em fevereiro de 1996. O vencedor do torneio garantiria uma vaga na Copa de Ouro Nicolás Leoz do mesmo ano.

Nas semifinais, o São Paulo venceu o Botafogo com um goleada de 7 a 3. Valdir, Sandoval, Almir, Aílton e Edmílson marcaram os gols do tricolor paulista, enquanto Túlio Maravilha anotou todos os tentos da equipe alvinegra.

Na outra disputa, o Atlético-MG venceu o Rosário Central na disputa de pênaltis, após um 0 a 0 durante o tempo regulamentar. Na finalíssima, o São Paulo se sagrou como campeão, vencendo por 3 a 0. Os gols foram anotados por Almir (2x) e Valdir. Na Copa de Ouro Nicolás Leoz, o tricolor não conseguir repetir o sucesso, sendo vice-campeão do torneio ao ser derrotado para o Cruzeiro na final.