Apesar de já ter conquistado títulos e grandes vitórias sobre rivais, o técnico Abel Ferreira ainda tem um tabu para quebrar diante do São Paulo. O treinador jamais venceu o time Tricolor no Morumbi em uma partida de mata-mata.
O primeiro confronto entre o português e o SPFC no Cícero Pompeu em uma fase eliminatória aconteceu no Campeonato Paulista de 2021 e terminou com vitória dos donos da casa por 2 a 0, que garantiu o título estadual ao Tricolor.
As equipes voltaram a se enfrentar naquele mesmo ano, mas pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Nos 180 minutos, quem levou a melhor foi o Palmeiras, que venceu por 4 a 1 no agregado. O duelo do Morumbi, no entanto, terminou empatado por 1 a 1.
Já no ano de 2022, houve mais quatro duelos em mata-matas. O primeiro aconteceu pelo estadual, onde o Verdão novamente se deu bem, mas somente depois de reverter um 3 a 1 sofrido na casa Tricolor.
O processo foi quase o mesmo na Copa do Brasil. Na ida, no Morumbi, o São Paulo venceu por 1 a 0. Já a volta no Allianz Parque terminou com vitória de 2 a 1 para os comandados de Abel Ferreira. Nos pênaltis, o Tricolor levou a melhor, venceu por 4 a 3 e se classificou.
Fica a ressalva que o São Paulo também não venceu o treinador fora de casa quando se trata de um duelo de mata-mata. São três derrotas e um empate.
Um novo capítulo dessa história será escrito nesta quarta-feira (5), às 19h30 (de Brasília), no Cícero Pompeu, quando a equipe e o português vão estar frente a frente pelas quartas da Copa do Brasil.