O campeonato brasileiro de basquete, conhecido como Novo Basquete Brasil (NBB), está com o futuro incerto. Isso porque, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) retirou a chancela da Liga Nacional de Basquete (LNB).
A decisão foi informada nesta quinta-feira (29). Com isso, o NBB perde a condição de torneio nacional oficial.
Incerteza no NBB
A decisão da CBB não impede a organização do NBB, mas sem a chancela da confederação o torneio deixa de ser oficial e, assim, classificatório para competições internacionais. A Liga de Desenvolvimento do Basquete (LNB), também perdeu a chancela.
Confira a nota divulgada pela CBB:
Informamos que não são mais competições oficiais do sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como NBB ou LDB
Desde o ano passado, há disputas judiciais entre a CBB e a LNB para a organização do campeonato. A liga mantém a sua postura de estar aberta ao diálogo com a confederação para encontrar uma solução comum para ambos os interesses.
A tendência é que a CBB organize o campeonato brasleiro oficial, se a decisão for mantida. Em contrapartida, a LNB disse que a medida não afeta a organização do NBB e que a temporada 23/24 da competição segue em planejamento de acordo com o calendário estipulado.
Veja a nota emitida pela LNB:
A Liga Nacional de Basquete lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Basketball em retirar a chancela do NBB. A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte.
O NBB é um campeonato consolidado, caminhando para a sua 16ª edição a partir de outubro de 2023, reafirmando sempre o respeito aos seus torcedores, patrocinadores, atletas e toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol.
Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil.